A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!

Assim que a pessoa entrega sua individualidade para o infinito da realidade de D'us, pode transformar-se numa versão mais pura e mais elevada de si mesma.

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Identidade de Malki-Tzedek (ou seja, "Melchizedek")

A tradição judaica identifica Malki-Tzedek como Shem (שֵׁם), o filho primogênito de Noach, que se instalou em Salem (שָׁלֵם) algum tempo após o grande Inundação. Para entender como Shem se tornou o primeiro sumo sacerdote e o rei de Sião, precisamos voltar e reconsiderar a linhagem dos patriarcas.
A ABRAM FOI DADA A PROMESSA DIVINA para herdar a terra de Canaã (Gênesis 13: 14-18), a Torá falade uma guerra regional (perto do Mar Morto) durante a qual seu sobrinho Lot foi feito prisioneiro. Quando Abram soube do seqüestro de seu sobrinho, ele mobilizou um pequeno exército de homens e o resgatou, derrotando sobrenaturalmente o rei Chedorlaomer e seus três aliados vassalos (Gn 14: 1-16). Para homenagear a sua vitória, o rei de Sodom encontrou-se com Abrão no Vale de Shaveh (ou seja, o "Vale unido" ao lado de Jerusalém) e escoltou-o para a cidade de Salem (mais tarde renomeado "Jerusalém"). Foi em Salém, que "Malki-Tzedek" (מַלְכִּי-צֶדֶק), o sumo sacerdote e o rei da cidade, trouxeram pão e vinho e abençouo Abrão (Gn 14:18).


Mas quem é essa figura misteriosa chamada Malki-Tzedek? O nome "Malki-Tzedek" literalmente significa "meu rei" (ou seja, מַלְכִּי, de מֶלֶךְ, "rei") é "tzedek" (ou seja, צֶדֶק, "justo"). Observe que isso não significa "Rei da justiça" (como às vezes é reivindicado pelos teólogos cristãos), uma vez que a palavra "malki" contém um pronome pessoal possessivo (isto é, "meu rei"). A tradição judaica identifica Malki-Tzedek como Shem (שֵׁם), o filho primogênito de Noach, que se instalou em Salem (שָׁלֵם) algum tempo após o grande Inundação. Para entender como Shem se tornou o primeiro sumo sacerdote e o rei de Sião, precisamos voltar e reconsiderar a linhagem dos patriarcas.


Adão foi o "filho primogênito" do mundo (bechor) de Deus (Gênesis 2: 7, Lucas 3:38). Após a transgressão (e o exílio do jardim), Adão construiu um altar e ofereceu sacrifícios ao Senhor como primeiro sumo sacerdote da humanidade. Quando ele morreu mais tarde, o filho de Adão Seth (שֵׁת) tornou-se sumo sacerdote em seu lugar. Quando Seth morreu mais tarde, o sacerdócio foi para Matusalém (מְתוּשָׁלַח) que serviu durante séculos. Matusalém foi profetizado para morrer sete dias antes do advento do grande dilúvio, e, após sua morte, seu neto Noach (נחַ) foi colocado para ser o sumo sacerdote da humanidade. Noach tinha aprendido as leis do sacrifício ("limpeza" e "impureza") dos livros de Adão e Enoque, bem como de seu avô (Gn 8:20). Após o dilúvio, Noach reconstruiu o altar original de Adão em Jerusalém (que foi destruído anteriormente por pessoas perversas da geração do dilúvio). Mais tarde, no entanto, ele foi desqualificado para ser sacerdote e seu filho primogênito Shem (שֵׁם) tomou seu lugar. Shem permaneceu em Jerusalém (ou seja, Salem) e tornou-se seu rei e sumo sacerdote. O nome "Malki-Tzedek" foi posteriormente atribuído como um título honorário (talvez semelhante ao título Adonai-Tzedek, como mencionado em Josh 10: 1).


Agora Shem era realmente uma pessoa extraordinária. Ele era o filho primogênito de Noach, que pessoalmente serviu o grande patriarca Methuselah por 98 anos antes do dilúvio (Matusalém, deve-se notar, conheceu diretamente Adam). E Shem testemunhou - de primeira mão - a devastação do dilúvio e o julgamento de Deus sobre o mundo. Após o dilúvio, ele estabeleceu-se em Salem, onde fundou uma escola para o estudo da Torá para encorajar seus descendentes a servir o Senhor. De acordo com a tradição, Shem estava presente no brit milah (circuncisão) de Abraão e Ismael (Gênesis 17:23), e mais tarde Isaque estudou com ele após a provação de Akedah (Gênesis 22: 1-14). Ainda mais tarde, a esposa de Isaque, Rebeca, foi visitá-lo durante sua gravidez e recebeu a profecia do "ancião servindo o mais novo" (Gen. 25: 22-23). E quando Jacob finalmente "roubou" a bênção de Esaú, ele fugiu de seu irmão indo primeiro para a escola de Shem em Salem. Então, os três avot (patriarcas) de Israel - Abraão, Isaque e Jacó conheceram pessoalmente Shem.


Shem é considerado um dos quatro homens justos do período da "dispersão" (ou seja, o período após o dilúvio em que os descendentes de Noé ordenaram para resolver a terra). Os outros são Noach, Eber e Abram. Durante 400 anos Shem pregou aos idólatras do mundo, chamando-os para o arrependimento e oferecendo instrução em sua escola em Salem. Ele era um profeta que previu a futura glória de Sião - Templo de Deus e a redenção da raça humana. Ele queria estabelecer o reino de Deus baseado na justiça (tzedek) e na paz (shalom).

De acordo com os sábios do Talmud, Deus originalmente planejava produzir o sacerdócio através de Shem, mas ele foi desqualificado porque abençoou Abram diante de Deus ("abençoado seja Abram ... e seja abençoado seja o Deus Altíssimo", veja o general. 14: 19-20). Por causa desse erro, o SENHOR decidiu trazer o sacerdócio através da prole de Abraão (ou seja, Levi). Na verdade, os sábios interpretam a declaração posterior de Davi: "Você é um sacerdote para sempre após a ordem de Melquisedec" (Salmo 110: 4) como: "Você é sacerdote para sempre por causa das palavras (al-divrati / עַל-דִּב

Querem saber mais sobre  Melchizedek leam os escritos judaicos referentes a porção de lech-lecha na biblia contido no Talmud e midrash. Não coloquem suposições onde não existem. Ele tinha pai e mãe um homem normal porem, um homem intitulado como rei justo, e não rei da justiça como pode ver no original hebraico. 
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