A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!

Assim que a pessoa entrega sua individualidade para o infinito da realidade de D'us, pode transformar-se numa versão mais pura e mais elevada de si mesma.

Navigation

Parashat Vayishla

Imagem relacionadaA turbulência interior que marcou a vida de engano de Jacó, bem como a sua luta com seu pai, irmão e filhos, estão expostos em Vayishlach . Depois de muitos anos de separação, Jacob, prestes a encontrar seu irmão distante, Esaú, dormiu em um estado de vigília de sonhos na margem do rio Jabbok, onde um homem lutou com ele até o amanhecer. No texto, lemos:

Então ele disse: "Deixe-me ir; o amanhecer está quebrando. "Mas [Jacob] disse:" Eu não vou deixar você ir a menos que você me abençoe ". O outro disse a ele:" Qual o seu nome? "Ele respondeu:" Jacob "." Não mais você será chamado Jacó, mas Israel ", disse o outro," porque você lutou com Deus e com os seres humanos e você prevaleceu ". Então, Jacó perguntou:" Ora, diga-me seu nome. "Mas ele disse:" por que você pergunta ao meu Nome? "E ele se despediu dele. (Gênesis 32: 27-30)

Não há como classificar a variedade de eventos que levaram à turbulência e à agonia que Jacob estava com vontade de viver. No entanto, um leitor só pode imaginar que a experiência mais dolorosa que Jacob teve que suportar foi o estupro de sua filha Dinah. Esta crónica androcêntrica, uma história em que apenas os machos são motores principais, está preocupante em vários níveis. É uma história de amor que alguns estudiosos consideraram um "Romeu e Julieta" israelitas, mas também uma história que se perdeu. Dinah não tem voz nessa narrativa e, além disso, quando se trata da conclusão, o leitor nunca mais ouve sobre Dinah novamente.

Os irmãos de Dinah, Simon e Levi, trazem desonra para o clã, pelo fato de eles lidarem com o estuprador e sua tribo. Rabi W. Gunther Plaut, 1 sugere que esta conta "se encaixa no padrão geral da tragédia de Jacob, com a decepção mais uma vez desempenhando um papel central".

O texto registra que Dinah "saiu para ver as mulheres da localidade" (Gênesis 34: 1). Embora o significado do texto não seja claro, os comentadores posteriores sugerem que Dinah convidou o crime do qual ela se tornou a vítima. Certamente hoje, os comentários que culpam a vítima por um crime são inaceitáveis.

Nesta história de amor, Siquém, filho de Hamor, chefe do país, violou por força Dinah. No entanto, em uma mudança de eventos pouco característica, Shechem se apaixonou por Dinah e esperava casar com ela. Shechem visitou Jacó e pediu a mão de Dinah em casamento, dizendo:

Deixe-me encontrar o favor à sua vista, e eu lhe darei o que você pedir. Excede do meu dinheiro de noiva e presentes em excesso, mas vou pagar tudo o que você me exija; só me dê a garota para ser [minha] esposa "(Gênesis 34: 11-12).

Embora os filhos de Jacó "se tenham entristecido e ficaram extremamente irritados" (Gênesis 34: 7) nada foi dito a Hamor ou Schechem sobre o crime. Não foi dito sobre se a proposta de Siquém era ou não aceitável para Dinah ou sobre o fato de que sua família ainda estava segurando Dinah. No entanto, o casamento do vitimizador e a vítima estavam de acordo com o costume da terra, porque mais tarde em Êxodo, o texto exige que o ravishador se case com a vítima desembarcada, a menos que seu pai se acha:

Se um homem seduz uma virgem para quem o preço da noiva não foi pago, e está com ela, ele deve torná-la sua esposa mediante o pagamento de um preço de noiva. (Êxodo 22: 15-16)

Os filhos de Jacó, Simeão e Levi, os irmãos de Dinah, deram o seu consentimento, mas exigiram que todos os homens da tribo de Siquém se circuncidassem. No entanto, Simeão e Levi tiveram outros planos para a tribo que concordou com esta circuncisão em massa: enquanto os homens da tribo de Schechem estavam curando, os irmãos os mataram, aproveitando suas posses e levando a população restante em retribuição pela violação de Dinah.

Embora o nome de Dinah significa "justiça", ela não recebeu nenhum. Após este incidente, Dinah desaparece do texto. Embora Jacob nunca tenha comentado o crime contra sua filha, ele protestou contra a estratégia de seus filhos. Jacob castigou Simeão e Levi, preocupando-se de que sua reputação sofreu por causa de sua ação, e ele e sua tribo estariam sujeitos a retribuição por causa de sua ação:

Você me causou problemas, fazendo-me odioso aos habitantes da terra - os cananeus e os perizeus. Como eu sou pouco em número, eles vão reunir os themseles contra mim e atacar-me, e eu e minha família serão destruídos. (Gênesis 34: 30-31)

Além disso, o assunto irritou Jacob pelo resto de sua vida, porque em seu leito de morte, Jacó repreendeu seus filhos:

Simeon e Levi são parceiros; 
Os instrumentos de violência são o seu plano ... 
porque eles mataram um homem em sua ira ... 
Maldito é a sua ira tão feroz, 
e sua fúria tão dura! 
Eu os dispersarei em Jacó, 
espalhá-los- ei em Israel. (Gênesis 49: 5-7)

Além da questão das mulheres, como Dinah não tendo voz em seu próprio bem-estar, a violação de Dinah e a turbulenta vida de Jacó levantam a questão de por que algumas pessoas têm vidas de facilidade e outras lutam com infortúnio. Alguns do que acontece com as pessoas são simplesmente o resultado da sorte - estar no lugar certo no momento certo ou inversamente, estar no lugar errado na hora errada. E um pouco do que acontece depende da resposta de uma pessoa a uma determinada situação, positiva ou negativa. Contudo, às vezes, os indivíduos não têm controle sobre os resultados que afetam suas vidas.

As lutas de Jacob são muito humanas porque são lutas de todos. Combater fantasmas e criaturas noturnas é uma experiência universal. Como Jacó, os indivíduos muitas vezes lutam com akov CV, "um coração enganador". E não há uma resposta satisfatória para o que torna as pessoas gentis e outras cruéis, ou porque algumas têm vidas de facilidade e outras enfrentam dor e tristeza constantes. O fato de que não há resposta não passa despercebido pela tradição, como Rabi Yannai comentou: "Não é nosso poder explicar a prosperidade dos ímpios ou as aflições dos justos" ( Pirkei Avot 4:19). 

Referencias:
Share


Post A Comment:

0 comments:

Comente aqui!